Adsense Teste

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Diferenças da absolvição no Sacramento da Penitência e na Missa



Absolvição: Palavra de origem latina – absolvere – que significa perdoar, libertar. Na celebração litúrgica, a absolvição é o rito celebrativo pelo qual Deus perdoa o pecador que manifesta sua conversão ao ministro da Igreja (Bispo ou padre) na Confissão sacramental. Na fórmula ritual da absolvição manifesta-se que a origem do perdão encontra-se na misericórdia divina, graças a redenção de Jesus Cristo, por obra do Espírito Santo.

Existe um outro rito que também é denominado de “absolvição”. Este encontra-se no final do rito penitencial da Missa e inicia-se com as palavras “Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós...” Não é um gesto sacramental de perdão dos pecados, como acontece na celebração do Sacramento da Penitência, mas uma invocação do perdão divino para que todos que celebram aquela Eucaristia, padre inclusive sejam purificados e dignos desta celebração. O texto ritual da Missa é muito claro: 
“Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna”. O texto fala de nós; não invoca o perdão para um “vós”. Por isso, o gesto sacerdotal, neste momento, não é de imposição de mãos, como se vê em algumas celebrações, mas de mãos juntas, com uma inclinação diante de Deus para que todos, padre incluso, possam celebrar dignamente os mistérios divinos, na Eucaristia. 



Serginho Valle
_______________________________________

Serviço de Animação Litúrgica