Adsense Teste

sábado, 12 de março de 2016

Via-Sacra: origem e finalidade


Você já deve ter se perguntado: O que significa Via-sacra? Como surgiu? Pra que serve? Dentre estas e outras indagações, iremos pincelar respostas para tais de forma rápida e objetiva. Começando a entender um pouco o significado e origem.

O que significa?

VIA-SACRA, ou, VIA CRUCIS é um exercício religioso muito usual no tempo da Quaresma, no qual medita em 14 Estações, a Via Dolorosa, ou seja, a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como surgiu?

Teve origem na época das Cruzadas, por volta dos séculos XI e XIII. Os fiéis que percorriam os lugares sagrados da Paixão de Cristo na Terra Santa, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

Das Estações

O número de Estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. 

Das práticas

O exercício da Via-sacra tem sido muito recomendado e praticado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Por Via-sacra entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que O levou do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada qual apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.


Desde de 1300, os franciscanos da Custódia da Terra Santa, todas as sextas-feiras à tarde, conduzem uma piedosa procissão rezando a Via-sacra, para acompanhar os passos de Jesus a caminho da execução no calvário.
__________________________________
Fé Católica de Sempre