sexta-feira, 11 de março de 2016

Papa abençoa os participantes do Fórum “One of Us”


“Sua Santidade o Papa Francisco saúda os participantes do Fórum Europeu ‘Um de Nós’ e garante-lhes a sua oração”. É com esta mensagem do Pontífice, escrita por meio do cardeal Pietro Parolin, que abrirá o Foro Europeu “Toda vida importa” (Every Life Matters), organizado pela Federação Um de Nós.

O Santo Padre espera “que os seus trabalhos contribuam a promover na Europa uma cultura a serviço do respeito da vida desde a sua concepção”, continua a mensagem.

E acrescenta, antes de conceder a sua bênção aos participantes: “A Encíclica Louvado Si’ sublinhou o quanto as convicções de fé oferecem também aos fieis grandes motivações para ajudar irmãos e irmãs mais frágeis e para salvaguardar a nossa casa comum. Neste espírito, cumprimenta e encoraja o compromisso generoso e criativo de todos aqueles que trabalham para mostrar o verdadeiro significado da pessoa humana e da sua dignidade!”.

O evento acontecerá em Paris durante toda a jornada do sábado 12 de março. Começará pela manhã e terminará depois do jantar.

Com mais de 1300 inscritos, o One of Us Forum, portanto, “está pronto para ser o evento top para a defesa da vida na Europa”, declara Ana del Pino Garcia Barrera, coordenadora da Federação Homônima. “Contamos com o vosso apoio e com a vossa presença para tornar esta ocasião um sucesso e para ter vivo o espírito de One of Us”, continua a coordenadora.

“Cada vida conta, devemos mostrar às instituições europeias, às organizações, aos cidadãos, que para nós a prioridade é a defesa da vida”, assim sintetiza del Pino as finalidades deste evento. Toda uma jornada em companhia da vida sob ataque com cinco sessões e no final da jornada, depois da ceia, um grande soiré para o Prémio Europeu One of Us pela vida.

A sessão de abertura será uma mesa redonda que verá alguns políticos se confrontarem sobre o tema da defesa da vida: Beatrice Lorenzin, ministro italiano da Saúde, o ministro polaco dos Assuntos Exteriores, o ministro húngaro da Família e da Juventude, o espanhol Alberto Ruiz Gallardon, ex-Ministro da Justiça, o parlamentar francês Jean-Frédéric Poisson, candidato nas primárias de centro-direita para as presidenciais de 2017. 

A segunda sessão será dedicada ao escândalo da Planned Parenthood e as consequências para a Europa. Nela vai falar a ativista americana Jeffrey Ventrella, da Alliance Defending Freedom-USA, que participou da revelação do escândalo.

Então, Carlo Casini, presidente honorário da Federação Europeia Um de nós, vai apresentar o apelo dos especialistas, cujo lançamento europeu acontecerá precisamente por ocasião do Forum.

Não poderia faltar um debate sobre a eutanásia na terra natal de Vincent Lambert, com um oncologista belga Benoit Beuselinck, e Jérôme Triomphe, o advogado dos pais de Vincent, moderado por Marco Tarquinio, diretor do jornal Avvenire.

Portanto, falarão sobre “Barriga de Aluguel, eugenia, venda de gametas femininos: o movimento transhumanista”: Jean-Marie Le Mene, Presidente da Lejeune Foundation, o escritor espanhol Juan Manuel de Prada e Gian Luigi Gigli, presidente do Movimento Italiano para a Vida e Ludovine de la Rochère, Presidente da Manuf Pour Tous francesa, moderados por Jospehine Quintavalle, fundadora da Corethics.

Finalmente Jaime Mayor Oreja, Presidente da Federzione sobre “Federação One of Us: força europeia para a vida”.

Na noite de gala será entregue o prêmio europeu One of Us pela vida a um “herói pela vida”, escolhidos dentre 5 candidatos: Andrea Bocelli, que deveria ter sido abortado, por ter testemunhado a defesa da vida tanto com a palavra que com os fatos; Pattaramon Chanbua, uma mãe de aluguel tailandesa que teve a criança down, Gammy, rejeitado pelos compradores do “produto” por ser “defeituoso”; a canadense Mary Wagner, ativista pró-vida, que esteve na cadeia por isso; o cientista japonês Shinya Yamanaka por ter criado células reprogramantes úteis na medicina reparatiiva sem destruir embriões humanos; a francesa Viviane Lambert, mãe de Vincent, que lutou para defender a vida do filho.

O prêmio vai para quem “mostrou compromisso excepcional na promoção, respeito e defesa da vida e da pessoa humana, da concepção à morte natural”. Vai ser muito difícil escolher, mas o importante é que todos sejam… One of us.
________________________________

ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário