segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 50 mil peregrinos em Aparecida (SP)


Mais de 50 mil homens de todo o Brasil participaram da VIII Romaria Nacional do Terço dos Homens, que aconteceu nos dias 19 e 20, no Santuário de Aparecida (SP). O número impressionou e levou o Bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli a brincar: “A casa ficou pequena... Acho que teremos que construir uma nova Basílica”.

Neste ano, a romaria teve como tema “Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé” e contou com a presença do Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial no Brasil para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira.

O Prelado presidiu a Santa Missa no sábado, 20, e demonstrou sua alegria por ver reunido na Casa da Mãe Aparecida mais de “50 mil terços”.

De acordo com o portal A12, Dom Gil destacou a “rezar o terço e rezar o rosário é viver o Evangelho”. Ele lembrou que “a oração do Rosário é uma contemplação dos mistérios do Evangelho, para meditar na companhia de Maria, a luz do seu olhar, ao som da sua voz, sobre a vida de Cristo e sobre o mistério de Cristo expressos no evangelho”.

O Arcebispo de Juiz de Fora, então, questionou os homens presentes se “sabem qual é a sua missão e a sua força” e explicou que “é levar no coração o amor de Deus para espalhar para os outros”.

Dom Gil observou ainda como o terço dos homens vem crescendo nos últimos anos. “Eu estou feliz neste ano, nessa oitava romaria, pois estou vendo crescer não só os números, mas o fervor dos nossos homens”, expressou.

Segundo ele, também é crescente “o número de padres, nomeados pelos bispos, que estão atuantes, assumindo, acolhendo e divulgando o valor evangelizador do terço dos homens”.

“Padres, incentivem, não percam essa força evangelizadora que se chama terço dos homens”, exortou.

Ao fim da celebração, o Bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli deu uma missão aos participantes da romaria, ao retornarem para suas casas: “convidar mais um para fazer parte do terço e assim a nossa romaria será cada vez mais festiva”.

“Perseverem nesse instrumento que é o terço, perseverem na oração, pois quem reza se salva, quem reza vence, quem não reza é vencido”, acrescentou. 

A programação da VIII Romaria do Terço dos Homens teve início na noite de sexta-feira, 19, com Missa na Basílica, seguida pela primeira vigília do Terço dos Homens, das 23h às 4h30, realizada na Capela São José, no interior do Santuário Nacional.

No sábado, além da Missa, houve um momento com oração e música, com o Padre Antônio Maria.

A Romaria foi encerrada com a Reza do Terço, no Altar Central do Santuário, seguida pela consagração dos Homens à Nossa Senhora Aparecida.
___________________________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário