sábado, 16 de janeiro de 2016

Tudo tem seu tempo



  
O capítulo terceiro do Livro do Eclesiastes começa por dizer que “há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar”. Mais adiante, o autor afirma: “compreendi que nada de bom existe senão alegrar-se e fazer o bem durante a vida. Pois todo aquele que come e bebe, e vê o fruto do seu trabalho, isso é dom de Deus” (3,12-13).

O mês de janeiro, para muitos brasileiros, é tempo de curtir férias e fazer festa. Tempo de recarregar as baterias para os próximos 11 meses, que costumam ser de mais intenso trabalho. Por isso, não devemos ter escrúpulos em gozar as férias, fazer festa e aproveitar as coisas boas que Deus nos dá. Tudo isto, evidentemente, sem prejudicar a nossa saúde ou colocar em risco a vida das outras pessoas. Nada daquilo que fazemos deverá causar prejuízo ao próximo e nem ao meio ambiente.

Junto com as férias, tem as festas. No início do ano são poucas as pessoas que não fazem festa. Mesmo quem quer ficar afastado sente-se envolvido pelo ribombar dos foguetes e fogos de artifício. Além disso, existem algumas festas que envolvem toda a comunidade.  Lembro as festas dos Santos Reis em Arroio do Meio e Coqueiro Baixo e a Festa de São Paulo Apóstolo, em Ilópolis. Mas lembro, sobretudo, a Festa de São Sebastião Mártir em Venâncio Aires. 

Popularmente conhecida como a “Festa do Bastião”, a Festa de São Sebastião Mártir é a maior festa religiosa que acontece na nossa região. Com os seus 140 anos, penso que também é a festa religiosa mais antiga que temos.  

A programação da festa de São Sebastião começa no mês de outubro, com missa nas 13 quintas-feiras que antecedem ao vinte de janeiro. Depois existe a peregrinação com a imagem do santo padroeiro pelas comunidades da Paróquia e a visita da bandeira de São Sebastião nas casas. Para os dias de festa são centenas de pessoas voluntárias cuidando das celebrações, da alimentação, do parque de diversões e da acolhida ao povo. O auge da festa acontece no dia 20 de janeiro, que é feriado no município, com a missa campal, benção da saúde e procissão pelas ruas centrais da cidade.

Faço votos de que todas as pessoas possam aproveitar bem este tempo de graça que o Senhor nos concede. Que as pessoas que estão em férias consigam descansar e recarregar as energias para o ano em curso. E que o povo de Venâncio Aires e os devotos de São Sebastião Mártir possam se sentir fortalecidos pelo exemplo do mártir São Sebastião que enfrentou o martírio por causa da sua fé. Deus a todos abençoe!


Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário