sábado, 23 de janeiro de 2016

Semelhanças entre os Anjos e os Homens


É correto afirmar que os anjos, de certo modo, são seres inferiores aos humanos? Penso isso, pois somos criados a imagem e semelhança de Deus. Teria sido por isso que Lúcifer de revoltou contra Deus, por inveja?

Os anjos são seres naturalmente superiores aos homens, porque são mais semelhantes a Deus do que os homens. Os anjos são puros espíritos, enquanto nós, homens, temos corpo material, que Deus não tem.

Tanto os anjos como os homens foram criados à imagem de Deus. Que significa isso?

Deus tem Inteligência e vontade, e criou dois tipos de seres com inteligência e vontade: os anjos e os homens. Tanto os anjos como os homens tem - como Deus - inteligência e vontade. Nos anjos e nos homens a inteligência e a vontade, ambas, são finitas. São elas que nos fazem imagem de Deus.

A semelhança com Deus, diz São Boaventura, vem pela graça santificante. Quando pecamos perdemos essa semelhança com Deus, mas não perdemos a imagem de Deus em nós, porque continuamos a ter inteligência e vontade.

Lúcifer revoltou-se contra Deus por naturalismo: julgou-se tão perfeito que não precisaria de Deus.

Alguns teólogos levantam a hipótese de que Lúcifer se revoltou contra Deus porque recusou adorar o Verbo encarnado, Deus feito homem em Cristo. Outros há que levantam outra hipótese: que a revolta de Lúcifer teria sido por não aceitar servir a Virgem Maria, puro ser humano, inferior aos anjos por natureza, mas superior a eles por virtude e glória. LÚCIFER TERIA SIDO, ASSIM, O PRIMEIRO PROTESTANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário