segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Imagem de Nossa Senhora é atacada no Rio Grande do Sul


Um ato de vandalismo danificou uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS), recém-inaugurada. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação de dois homens, na madrugada de domingo, 3, por volta das 2h35, atacando a estátua.

O vídeo, publicado na página de Facebook do Santuário dedicado à Virgem, mostra quando dois homens chegam de moto ao local, descem, atacam a imagem com golpes, ateiam fogo e vão embora. A estátua ficou com os dedos da mão quebrados e os pés queimados. A imagem da devota Joaneta (camponesa que testemunhou a aparição da santa em 1432) ficou com o nariz e as mãos estragadas.  


Os responsáveis pelo ato ainda não foram identificados. Em sua página na rede social, o Santuário afirma que “qualquer informação sobre os elementos envolvidos será de grande ajuda”.

Após o ocorrido, foi divulgada uma nota de repúdio, que expressa a perplexidade “diante de tal atitude”.

“Toda a forma de intolerância e fundamentalismo religioso não edificam. O nosso tempo exige respeito, diálogo entre as culturas e as religiões”, afirma a nota.

Também ao site local Pioneiro, o reitor do Santuário, Padre Gilnei Fronza, destacou que este ato se caracteriza como fundamentalismo religioso. Ele recordou que em novembro de 2015, capitéis de Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha foram depredados, tiveram suas estruturas danificadas, bem como imagens de santos nelas abrigadas.

“Rogamos por estas pessoas para que possam mudar a sua mentalidade e suas atitudes. Este fato fere o nosso sentimento religioso, mas a nossa devoção e fé em Nossa Senhora não serão abalados”, diz a nota do Santuário.

A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio danificada pelo vandalismo foi instalada no dia 12 de dezembro, após a comunidade se unir para a substituição da estátua antiga, cuja aparência não agradava aos fiéis.

Foram arrecadados R$80 mil para a confecção na nova estátua, que tem 6,3 metros, 25 toneladas de concreto e 400 quilos de ferro.
_________________________________________________
Disponível em: ACI Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário