sábado, 7 de novembro de 2015

"Wake Up!": as catequeses de Francisco viram um disco pop-rock


Trata-se do primeiro cd do Papa Francisco. Distribuído por Believe Digital com licença de Multimídia São Paulo, o cd contém 11 faixas com músicas da tradição cristã, retrabalhadas por compositores contemporâneos com alguns trechos de discursos do Papa Francisco, provenientes do arquivo sonoro da Rádio Vaticana.

Um projeto inovador onde a música contemporânea interage com a fé, representando, por meio do uso de trechos que vão do pop ao rock, da música latina ao gregoriano, com nuances ecléticos, um elemento unificador entre tradição e modernidade. Em particular, no disco, as canções da tradição cristã, como responsórios e hinos cristológicos, retrabalhados por compositores contemporâneos com uma certa atitude world music se misturam com a voz do Papa enquanto pronuncia, em quatro línguas diferentes (Italiano, Inglês, Espanhol e Português) os seus discursos mais importantes.

Começa com aquele primeiro “Buona Sera” pronunciado na Janela das Bençãos no dia 13 de março de 2013, logo após ter sido eleito à Cátedra de Pedro, que está na faixa de abertura Annuntio Vobis Gaudium Magnum!, e continua com o convite a acordar dirigido à juventude do Extremo Oriente na Coréia em 2014 copiado na faixa que dá o título ao álbum Wake up! Go! Go! Forward!

O disco termina com a homilia na Basílica de Aparecida em sua primeira viagem internacional para o Brasil com a faixa “Fazei o que Ele vos disser”.

Desde ontem (05) já é possível ouvir na Rádio Cuidar El Planeta, a segunda faixa do álbum, depois do Wake Up!, difundido já no passado 27 de setembro que deu a volta ao mundo criando na web um fenômeno viral espontâneo onde muitos usuários criaram vários vídeos próprios, usando essa música como trilha sonora, e que teve mais de um milhão de visualizações em pouquíssimos dias, no YouTube e Soundcloud. 

Todos os hinos – do Salve Regina ao Veni Sancte Spiritus – foram retrabalhados em chave moderna por músicos de grande valor, com a direção artística do Pe. Giulio Neroni e execução de coros. O álbum tem contribuições de Giorgio Kriesgsch, de Tony Pagliuca (fundador do grupo Le Orme), de Mite Balduzzi do Gen Rosso a Giuseppe Dati (autores dentre os quais Laura Pausini) até Lorenzo Piscopo (que também colaborou com Anna Oxa, Giorgia, Articolo 31, etc) e do maestro Dino Doni.

O álbum vem com um livreto de 24 páginas que contém os textos das orações e trechos de discursos do papa contidos no algum na língua original que ele pronunciou, com traduções para o Inglês e Espanhol.

Parte da renda da venda será destinada a um fundo de apoio aos refugiados.
_______________________________

ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário