quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vatileaks, “alguém tem medo do processo de renovação do Papa”, diz Dom Galantino


“É um ataque à Igreja, mas não saberia afirmar de onde vem. Seguramente, alguém está com medo com o processo de renovação que o Papa Francisco está realizando na Igreja”. É o que afirmou o secretário-geral da Conferência Episcopal Italiana, dom Nunzio Galantino, em entrevista que foi ao ar nesta terça-feira através dos meios de comunicação da Igreja católica italiana (TV2000 e inBlu Rádio), comentando o novo Vatileaks e a fuga de documento reservados do Vaticano.

“Acredito que alguém – acrescentou dom Galantino – tem medo de uma Igreja que não apresente mais como rocha inabalável nalguns pontos, que começa a ser enxergada com um olhar mais humano também pelos não crentes e isto parece fazer perder a razão a alguém. Alguns ataques são absolutamente injustificáveis”.

“Estas quatro pessoas – destacou o secretário geral da CEI – se é verdade que disseram que agira pelo bem do Papa, falaram um monte de bobagens e sabem que estão mentindo, porque não se quer bem a uma pessoa esfaqueando-a pelas costas ou gravando conversas reservadas. Ito não se faz. É uma falta total de respeito. São ações sem qualquer ética. É gesto execrável!” 

“Espero que quem na Igreja – continuou dom Galantino – está tendo mais dificuldades para aceitar os ritmos e as lógicas de Papa Francisco, que na verdade são os ritmos e as lógicas do Evangelho, espero que seja ajudado por estas sacudidas a refletir e a avaliar em sua consciência. Espero que tudo isso não aconteça jamais. Espero, ainda, que quem está tendo mais dificuldade em acompanhar este processo de renovação seja confrontado pela realidade de certos comportamento e diga ‘isso não é correto, não estou procurando o bem da Igreja’. Paradoxalmente, tudo isso poderia se tornar um fatos positivo que acaba com determinadas modalidades de pensamento e de ideais de Igreja que não propriamente evangélicas”.
____________________________________

Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário