quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Espanha: igreja é atacada, sacrário é danificado e pichações são feitas em árabe


A igreja do Carmo, capela da localidade espanhola de Rincón de la Victoria, no sul do país, sofreu na madrugada desta segunda-feira um ataque em que foram danificados o sacrário, numerosos objetos litúrgicos e três imagens devocionais (uma do Sagrado Coração, uma da Virgem do Carmo e um Crucifixo). Pichações em árabe permitem ler a palavra “Alá”.


O bispado de Málaga informou que os danos foram descobertos pelo pároco Agustín Carrasco e que, aparentemente, nada foi roubado da igreja.

É o segundo caso com estas características em Rincón de la Victoria em pouco mais de um mês. Em 28 de setembro, um jovem de origem marroquina foi detido por quebrar com uma pedrada o vidro de proteção de uma imagem da Virgem do Carmo, enquanto gritava “Alá é grande”.


A diocese expressou seu profundo pesar pelos fatos que considera frutos de vandalismo isolado, mas pediu diálogo. “Incentivamos a continuar o diálogo e a convivência pacífica para que esse tipo de fato não produza uma deterioração no respeito e na fraternidade entre os diferentes grupos religiosos”. 

Maribel Toledano, diretora da Cáritas em Torre de Benagalbón e encarregada dos cuidados da capela, declarou que a imagem do Cristo Crucificado teve os braços cortados com uma serra, assim como a de Nossa Senhora do Carmo. O Sagrado Coração foi atingido por golpes. 


Quanto às pichações em árabe, Toledano considera que o seu objetivo pode ser o de “jogar a culpa em outros” e rejeitou motivos religiosos no ataque. Por enquanto, ninguém foi detido e os investigadores não descartam nenhuma hipótese.
_____________________________________

ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário