Adsense Teste

sábado, 24 de outubro de 2015

I Congresso católico online sobre afetividade e sexualidade


O Congresso Virtual é uma das inúmeras iniciativas da Campanha Amor Autêntico que visa difundir entre os jovens a beleza da sexualidade humana à luz da Teologia do Corpo de São João Paulo II. Entrevista com Fernando Gomes, responsável pelo Ministério Jovem da RCC no Brasil e organizador do evento.

Nos dias 26 de Outubro a 01 de Novembro acontecerá o I Congresso Católico Online sobre Afetividade e Sexualidade, com o tema: Congresso Virtual Amor Autêntico. A iniciativa é liderada pelo jovem missionário Fernando Gomes, que já foi membro da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional ligada à CNBB e hoje é responsável pelo Ministério Jovem da RCC no Brasil.

O Congresso Virtual é uma das inúmeras iniciativas da Campanha Amor Autêntico que visa difundir entre os jovens a beleza da sexualidade humana à luz da Teologia do Corpo de São João Paulo II. O evento tratará de temas como namoro, sexualidade, afetividade, vida de solteiro, castidade, preparação para o casamento, dentro de uma perspectiva católica. E contará com a participação de diversos pregadores de renome do Brasil e do exterior. Dentre eles, estarão o Prof. Felipe Aquino, Pe Paulo Ricardo, Lucimar Maziero, Diego Fernandes, Nilton Jr, Fernando Gomes, Prof. Felipe Nery, Celina e Gerson Abarca, Dra Roberta Castro, Gleyvison Cunha, Tiago Borges, e o casal Pablo e Sandra de Madri na Espanha e do líder juvenil Francisco Javier, da Costa Rica.

A novidade do evento, além do conteúdo, é que o mesmo é totalmente online e gratuito. Para se inscrever basta clicar nesse link:  Congresso Virtual Amor Autêntico  e digitar o seu email pessoal e já estará inscrito. E os cadastrados receberão por email as informações de como acessar o Congresso e o cronograma das palestras com os temas, pregadores e horários.


Fernando Gomes, organizador do evento, concedeu uma entrevista a ZENIT explicando os detalhes dessa iniciativa.   

***

ZENIT: Por que um congresso sobre a afetividade?

Fernando Gomes: Em uma sociedade confusa e enferma, onde os laços são cada vez mais instáveis, e as novas gerações têm medo de escolhas definitivas, precisamos apresentar uma resposta aos corações sedentos de verdade e amor. A mensagem do evangelho e o ensino da Igreja sobre o homem e a mulher, sobre o amor humano e o matrimônio, sem dúvida são essa resposta. No entanto, é preciso que esse esplendor da verdade seja apresentado com uma linguagem, método e expressão que alcance os homens e mulheres do nosso tempo, especialmente os jovens. E uma área que os jovens tem sede de respostas convincentes é a da sua vida afetiva-sexual, por isso pensamos na realização desse Congresso.

ZENIT: Por que online?

Fernando Gomes: A internet é um grande continente digital que precisa ser evangelizado. Cristo nos enviou a anunciar a boa-nova até os confins do mundo. E aquilo que ouvimos ao pé do ouvido, precisamos anunciar sobre os telhados. Portanto, na internet temos a oportunidade de alcançar milhares de pessoas, especialmente os jovens que vivem conectados, e anunciar-lhes a verdade sobre o amor e a sexualidade. E a praticidade de estar diante de um computador em casa ou no celular, a facilidade de acesso, a flexibilidade no horário, o fato do evento ser gratuito e a pessoa não precisar deslocar-se longas distâncias, tudo isso aumenta a possibilidade de alcançar mais pessoas, sem mexer muito na sua rotina diária do participante.

ZENIT: Qual foi o critério para a escolha dos pregadores?

Fernando Gomes: Os pregadores são pessoas que têm experiência na evangelização e acompanhamento vocacional de jovens e serviço de preparação para o matrimônio. São pessoas de uma excelente formação católica, e muito conhecidos no Brasil por seu trabalho de evangelização, o que dá credibilidade para o Evento. No entanto, a escolha foi feita com a intenção de unir várias experiências e trabalhos diferentes, pois temos pregadores que são: psicólogos, médicos, professores, cantores, escritores, líderes juvenis, padres, fundadores de comunidade, líderes pró-vida e pró-família, apresentadores de programas de televisão católica, pais, casados, celibatários, enfim, pessoas diferentes, com experiências de vida também diferentes, mas unidos por uma causa comum: ensinar os jovens a amar!

ZENIT: Qual a principal mensagem desse congresso? 

Fernando Gomes: Que é possível viver um amor de verdade, um amor para toda a vida, sem prazo de validade. E que a mensagem do evangelho é cura, luz e esperança para nossa vida afetiva e sexual. Que é possível fazer uma boa preparação para o matrimônio, lançando as bases agora na vida de solteiro, especialmente durante o período do namoro e noivado. O Congresso embora seja aberto para quem quiser participar, visa oferecer aos próprios jovens católicos informação, formação e transformação para melhor viverem sua afetividade e sexualidade.

ZENIT: O congresso está na linha do magistério do papa Francisco?

Fernando Gomes: Sem dúvida alguma. Na verdade é uma fala do Papa Francisco que impulsiona a iniciativa e todo Projeto Amor Autêntico. Ele disse ao fim da JMJ em 2013:  "Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação significa caminhar na direção da realização jubilosa de si mesmo. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”; Está fora de moda? Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E também tenham a coragem de ser felizes!"

E além de querer responder ao esse apelo do Papa, desejamos também que o Congresso suscite esperança nos corações dos jovens, que eles façam a experiência da misericórdia de Deus e deixem-se ser restaurados pela graça e tenham a coragem de trilhar um caminho novo.

ZENIT: Onde vc mora? O que é a comunidade presença?  O que é ser missionário nessa comunidade? Tem site? É de direito diocesano?

Fernando Gomes: Eu moro na cidade de São José do Rio Pardo, no interior do Estado de São Paulo, e há 11 anos sou membro da Comunidade Católica Presença, que é uma "Nova Comunidade" oriunda da Renovação Carismática Católica, cujo carisma é ser e levar a Presença de Deus como Fonte de benção. Temos outras duas Casas de Missão, ambas no Estado do Pará, uma na Ilha do Marajó e outra na cidade de Marabá. São vários os serviços realizados pela Comunidade, dentre eles destacamos: as missões populares, evangelização de jovens, realização de retiros e encontros de formação e evangelização, serviço de atendimento de aconselhamento e oração, suporte em todos os setores nas paróquias onde estão nossas Casas de Missão, e um Projeto sócio-educativo com crianças carentes, além dos empreendimentos como a Editora Presença, a Confecção Nossa Senhora das Graças, a Web Rádio Presença, e outros. No dia 29 de Abril de 2012, com grande alegria, recebemos de nosso bispo diocesano, D. David Dias Pimentel, o reconhecimento e aprovação dos nossos estatutos. E em abril do próximo ano nossa Comunidade celebrará seus 20 anos de fundação. Portanto, ser missionário leigo na Comunidade Presença é um enorme presente de Deus em minha vida. Pois entre tantas bençãos, foi ali que descobri e abracei a minha vocação ao matrimônio, e tenho sido formado como homem de Deus e servido a Igreja e a humanidade com um novo carisma. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Comunidade Presença, entre em nosso site www.comunidadepresenca.com.br ou venha nos visitar. 
_________________________________________

ZENIT