quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Congresso para a pastoral de auxílio a homossexuais será realizado em Roma antes do Sínodo


No próximo dia 2 de outubro, Roma acolherá o primeiro congresso para a pastoral de cuidados a homens e mulheres que experimentam tendências homossexuais. Este congresso contará com a presença de bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas, fiéis leigos e todos aqueles que queiram acolher e acompanhar pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo.

O título deste congresso é “Viver na verdade do amor” e “Os Caminhos do Verdadeiro Amor. Enfoques Pastorais para acolher e acompanhar as pessoas que vivem com tendências homossexuais” na Universidade Pontifícia de Santo Tomás de Aquino. O evento viria acontecer na véspera do Sínodo da Família, a ser realizado entre os dias 04 e 25 de outubro.

Entre os presentes estarão o Cardeal Roberth Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que recentemente foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum e o Cardeal George Pell, Prefeito da Secretaria de Economia da Santa Sé e membro do Conselho para a reforma da cúria do Papa Francisco, ambos autores de livros sobre a temática do Congresso.

Entre os peritos estarão Dom Livio Melina, Presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre o matrimônio e a família, um dos maiores conhecedores de teologia moral e bioética.

Também participarão deste congresso, o Dr. Paul McHugh, da Universidade Johns Hopkins (Baltimore, EUA); o Dr. Timothy Lock, psicólogo clínico; e a Dra. Jennifer Morse, do Instituto Ruth.

O congresso contará com testemunhos de católicos que vivem a homossexualidade em sua vida cotidiana e estarão disponíveis alguns livros publicados a respeito, entre eles os do Cardeal Sarah e do Cardeal Pell. 

Os apresentadores abordarão a complexa realidade das tendências homossexuais através das ciências empíricas e sociais, a experiência pessoal da homossexualidade, o testemunho da Sagrada Escritura, assim como da tradição, do magistério e da doutrina da Igreja.

Os organizadores, Courage International (apostolado da Igreja Católica que busca atender a pessoas com atração homossexual e ensinar-lhes a viver a castidade) e Ignatius Press (maior editora católica dos Estados Unidos), afirmam que pretendem dar “uma resposta à importante pergunta antes do Sínodo a respeito de como a Igreja deve fazer a pastoral de cuidado das pessoas com tendências homossexuais e suas famílias”.

“A conferência não trata do tema da homossexualidade como uma questão cultural ou política do dia (sem esquecer que é assim), mas como uma realidade pessoal na vida de homens e mulheres individuais”, asseguram.


A entrada será gratuita e a pessoa que deseja poderá cadastrar-se em: www.TruthandLove.com
________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário