sexta-feira, 11 de setembro de 2015

2015: 403 anos de presença do Evangelho em São Luís do Maranhão.


São Luís comemora 403 de sua fundação. Mas para a Igreja do Maranhão significa bem mais: são 403 anos de anúncio do Evangelho em terras maranhenses.

Para a Igreja do Maranhão os 403 anos representam séculos de desafios evangélicos. São anos de convívio com as dores e alegrias dos ludovicenses. Lutando pelos mais pobres e pequenos para que todos gozem de vida plena como quis o Cristo. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” Jo 10,10.

Gravura de 1860 da Catedral de São Luís

A missão da Igreja é anunciar a boa nova e denunciar os males que ferem a vida, portanto, viver a autenticidade do Evangelho implica em viver alegrias e tristezas anunciando avanços e atrasos em razão dos pobres e pequenos que na maioria das vezes são os mais esquecidos e maltratados por sua vulnerabilidade social. Por estar próxima e ouvir diariamente os clamores do povo, a Igreja assume a responsabilidade de ser a voz daqueles que não têm como se fazer ouvidos.



Deste modo, celebrar o aniversário da capital maranhense é, para a Igreja, celebrar mais que anos corridos, é comemorar os esforços que tem dirigido ao longo dos séculos em favor dos filhos da Ilha de Upaon Açu. Esforços de anúncio e denúncia. A paz e a espada. O comprometimento da Igreja é com a justiça social. E tem feito valer seu papel na história de São Luís.



Que São Luís Rei de França, padroeiro desta capital, Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Catedral, e São José de Ribamar, intercedam por mais um ano de evangelização do povo maranhense. Que seja mais um ano de Vitória do Cristo, a Boa Nova, o Evangelho. 
_____________________________
Arquidiocese de São Luís / IBA Mendes Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário