terça-feira, 4 de agosto de 2015

Nigéria: Boko Haram liberta 178 reféns

Do total, 67 mulheres e 101 crianças iam ser usadas como bombas humanas

178 pessoas foram libertadas pelos militares nigerianos que destruíram alguns campos do Boko Haram perto da aldeia de Bitta, sudeste de Maiduguri, na região norte da Nigéria. É nesta área do Estado de Borno que o grupo extremista vem cometendo a maior parte das suas ações terroristas, matando, em pouco mais de dois meses do novo governo do presidente Muhammadi Buhari, cerca de 800 pessoas.

Os soldados já resgataram centenas de reféns destinados a morte certa, inclusive as crianças, usadas ​​pelos militantes como suicidas inconscientes.

O Boko Haram continua na mira dos exércitos aliados do Camarões e do Chade, que, em operação realizada nos últimos dias, no nordeste da Nigéria, mataram mais de 100 milicianos. A ofensiva, no entanto, não está barrando a onda de violência que, desde 2009, causou mais de 15 mil mortes. Na noite deste sábado para domingo, os extremistas queimaram casas e mataram 13 pessoas na cidade de Malari, nordeste da Nigéria.

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, anunciou uma força regional com 8,7 mil soldados dos três países vizinhos para erradicar este flagelo. A promessa foi ecoada pelo general nigeriano Abbah, nomeado para liderar a nova força multinacional: "Esta ameaça vai acabar muito em breve".
__________________________
ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário