sexta-feira, 3 de julho de 2015

Regional Nordeste 1 da CNBB publica Nota sobre os riscos da Introdução da Ideologia de Gênero nos PME


NOTA SOBRE RISCOS DA INTRODUÇÃO DA "IDEOLOGIA DE GÊNERO"
NOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO.

O Congresso Nacional aprovou recentemente o Plano Nacional da Educação. Os Estados e Municípios terão até o dia 24 de junho para aprovarem os próprios planos para que as exigências estabelecidas nacionalmente sejam seguidas e cumpridas localmente. Nós, os Bispos Católicos do Estado do Ceará, reunidos no Conselho Episcopal Regional (CONSER) em Messejana, Ceará, nos dias 16 a 18 de junho de 2015, no exercício de nossa missão de Pastores, queremos esclarecer no que se refere à "ideologia de gênero" nos Planos Estadual e Municipais do Ceará.

Acreditamos que o futuro de nosso povo dependerá da qualidade da educação que será oferecida às nossas crianças e adolescentes. Apesar do fato que o Plano Nacional de Educação (PNE) ter sido votado no Congresso Nacional e posteriormente sancionado em 2014 pela Presidenta da República, e que neste Plano já foram retiradas as expressões referentes à "ideologia de gênero", e que o Plano Nacional de Educação deve ser a bússola que orienta os Planos Municipais de Educação, mais uma vez projetos enviados aos Legislativos Municipais incluíram a "ideologia de gênero"!

Diante desta situação, incumbe-nos, enquanto Pastores Cristãos, saber exatamente o que é essa ideologia bastante comentada, mas pouco definida, quais são seus objetivos, e qual deve ser a nossa posição perante ela. A ideologia de gênero é uma tentativa de afirmar para todas as pessoas que não existe uma identidade biológica em relação à sexualidade. Quer dizer que o sujeito, quando nasce, não é homem nem mulher, não possui um sexo masculino ou feminino definido, pois, segundo a ideologia de gênero, isto é uma construção cultural e social. 

Um documento da Conferência Episcopal Peruana, talvez o mais completo realizado sobre este tema em termos eclesiais, revela que por trás desta ideologia está uma estrutura de desconstrução social. Segundo esse documento "Está claro, portanto, que a meta dos promotores da ‘perspectiva do gênero', fortemente presente em Pequim, é de atingir uma sociedade sem classes de sexo. Por isso, propõem desconstruir a linguagem, as relações familiares, a reprodução, a sexualidade, a educação, a religião, e a cultura, entre outras coisas".

De acordo com a "Ideologia de Gênero", o sexo já não é considerado um elemento dado pela Natureza, e que o ser humano deve aceitar e estabelecer um sentido pessoal para sua vida.

Nós os Bispos do Ceará afirmamos que não se podem desconsiderar aspectos biológicos e psicológicos originários da própria natureza. O ser humano nasce masculino ou feminino, nisso se expressa sua identidade!

Em sua catequese das quartas feiras no Vaticano, no dia 15 de abril passado, o Papa Francisco alertou o povo de Deus sobre a gravidade da "Ideologia de Gênero" que está crescendo em nosso país e no mundo. Ele questiona: "Pergunto-me, por exemplo, se a chamada teoria de gênero não é expressão de uma frustração e resignação, com a finalidade de cancelar a diferença sexual por não saber mais como lidar com ela. Neste caso, corremos o risco de retroceder... A eliminação da diferença, com efeito , é um problema, não uma solução. Para resolver seus problemas de relação, o homem e a mulher devem dialogar mais, escutando-se, conhecendo-se e amando se mais" (ZenitOrg).

Pedimos que diante dessa ameaça aos valores da família, do cristianismo e da sociedade em geral, que os governantes do Legislativo e dos Municípios assumam uma posição que garanta para as novas gerações de crianças e adolescentes uma escola que promova a família, tal como a entendem a Constituição Federal de 1988 (artigo 226) e a tradição cristã, que moldou a cultura brasileira. Rejeitamos a implantação e divulgação da "Ideologia de Gênero" e reafirmamos a "prioridade da família, fundada no sacramento do matrimonio entre um homem e uma mulher, como valor intrinsecamente sagrado".

Que Deus abençoe e ilumine nossos legisladores e todos que trabalham na educação das crianças e adolescentes. Queremos também solidarizar-nos com todos os que sofrem discriminação na sociedade. Que as escolas ofereçam uma educação que valorize a família e a prática das virtudes , acolhendo bem a todos, seja qual for a orientação.


Messejana, Fortaleza , 16 de junho de 2015.


Dom Angelo Pignoli
Bispo da Diocese de Quixadá
Vice Presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB

Dom Antônio Roberto Cavuto
Bispo da Diocese de Itapipoca
Secretário do Regional Nordeste 1 da CNBB

Dom Ailton Menegussi
Bispo da Diocese de Crateús

Dom Rosarvo Cordeiro Lima
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza

Pe. Lázaro Augusto Luzno fogueira
Administrador Diocesano da Diocese de Iguatu

Dom José Haring
Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte

Dom Manuel Edmilson da Cruz
Bispo Emérito de Limoeiro do Norte

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza

Administrador Apostólico da Diocese de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário