sábado, 18 de julho de 2015

Milhares de coroinhas e acólitos com o Papa Francisco em agosto de 2015


Cerca de 10 mil coroinhas e acólitos (ministrantes) provenientes de toda a Europa e de países não europeus participarão em Roma, de 2 a 8 de agosto, da 11ª peregrinação internacional organizada pelo Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), associação que coordena e oferece indicações pastorais e litúrgicas para os jovens e adultos que desenvolvem serviço no altar. A peregrinação terá momentos de partilha e percursos de conhecimento com as comunidades paroquiais romanas, além de um forte momento de oração no encontro com o Papa Francisco.

Fortalecimento do serviço no altar

A responsável pela peregrinação pela Diocese austríaca de Linz, Elisabeth Greil, explicou à Agência Sir que este grande evento significa “um reforço para a fé dos participantes e uma nova motivação para seu serviço”, pois às vezes, seus amigos “não compreendem seu comprometimento na Igreja”. Neste encontro especial, os jovens e adolescentes “poderão conhecer outros jovens comprometidos nas suas paróquias e encontrar o Papa Francisco, testemunho de fé muito conhecido e seguido”. O fato de que o Santo Padre dedicará um pouco mais de tempo para encontrar os ministrantes e para rezar com eles “é algo muito bonito e representa o reconhecimento pelos seus serviços”. 

A importância dos coroinhas na Áustria

Para explicar a numerosa participação austríaca no evento, com quase 3.200 inscritos, e a grande tradição dos coroinhas na Áustria, Elisabeth conta que a Katholische Jungschar é a organização juvenil da Igreja Católica austríaca responsável pela pastoral dos ministrantes. “O objetivo – observa ela - não é somente introduzir as crianças, os jovens e os jovens-adultos no serviço litúrgico, mas também apoiá-los e acompanhá-los em seu caminho pastoral de na vida de fé (...). Os ministrantes são uma parte importante e ativa das nossas comunidades paroquiais e da liturgia e são conscientes de sê-lo”.

De fato, serão 3.140 os ministrantes austríacos que poderão ser reconhecidos caminhando na Cidade eterna pelo lenço que usarão em seus pescoços, têm muitas atividades programadas, mas estão abertos às “surpresas do Espírito”. Neste sentido, Elisabeth conta que há cinco anos, os ministrantes de Lins encontraram no metrô de Roma um grupo de outro país, “e improvisadamente começaram a entoar o canto da peregrinação todos juntos. O canto superou as barreiras linguísticas e permitiu uma partilha. A responsável sublinha, no entanto, o encontro marcado com o Papa Francisco na terça-feira, 4 de agosto: “será uma ocasião para entrar em contato com os outros antes que iniciem as atividades programadas”.

O encontro com o Papa Francisco

Para muitos dos ministrantes, o encontro com o Papa é o motivo principal da peregrinação. “Para eles – explica Elisabeth - o Papa é uma personalidade importante e é ‘um grande’, ao menos como Lionel Messi ou um popstar. Além disto, observou, o Papa consegue tocar particularmente o senso de justiça dos jovens”.  Na idade deles, “o sendo de justiça é um tema essencial”. (JE)
_______________________________
from Vatican Radio

News.Va

Nenhum comentário:

Postar um comentário