terça-feira, 14 de julho de 2015

Igreja de São José transformada em mesquita em Mosul


A Igreja caldeia de São José, em Mosul, foi transformada em mesquita e intitulada a um ex-comandante do Isis, morto no ano passado por forças governamentais iraquianas. É o segundo templo cristão da cidade tomada pelos jihadistas em junho de 2014 que é transformado em lugar de culto muçulmano, após a Igreja dedicada a Santo Efrém. Também foi ordenada a queima de livros de autores cristãos.

No passado a Igreja, localizada no Bairro de Maidan, era meta de peregrinação, especialmente em primeiro de maio, Dia do Trabalho, e em 18 de dezembro, em recordação a São José. Os símbolos cristãos foram removidos do templo e a cúpula pintada de preto. Na segunda sexta-feira do mês do Ramadã o local acolheu muçulmanos para a oração comum islâmica. 


Também de Mosul chega a notícia da queima de todos os livros de autores cristãos conservados na Biblioteca da Universidade, incluídas as teses escritas por estudantes cristãos alí formados. A queima foi ordenada pelo autoproclamado Estado Islâmico, pois tais livros contém “ideias infiéis” que se opõe à Lei Islâmica. Sob o mesmo pretexto, em junho de 2014, haviam sido queimados centenas de livros de autores, não somente cristãos, da Biblioteca Central da cidade. (JE/ Baghdadhope)
___________________________
Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário