quinta-feira, 9 de julho de 2015

Feministas se vestem de freiras em ato contra visita do papa à Bolívia


Um grupo de ativistas de um coletivo feminista vestiu-se de freiras grávidas e protestou nesta segunda-feira (6) contra a visita do papa Francisco à Bolívia.

Elas levantaram cartazes contra a posição da Igreja Católica contra o aborto e a homossexualidade e a favor do celibato nas escadarias da Catedral Metropolitana de La Paz, onde Francisco receberá as autoridades bolivianas.

"A minha homossexualidade não precisa de sua aprovação, mas é a homossexualidade dentro da Igreja que precisa de reivindicação", dizia um cartaz do grupo de lésbicas Mujeres Creando (Mulheres Criando, em espanhol).

Algumas delas usavam uma faixa junto com o hábito de freiras em torno da cintura dizendo "filho bastardo de um padre", em referência aos escândalos de abuso sexual de sacerdotes. 

Simultaneamente, o coletivo feminista colocou à venda camisetas estampadas com a imagem de Francisco crucificando Jesus e a legenda: "Sua igreja crucifica as mulheres todos os dias, o feminismo as ressuscita".


O protesto foi dispersado por policiais que protegiam a sede do governo e do Parlamento na praça de Armas de La Paz, onde também fica a catedral. O ato contrasta com a atmosfera de expectativa com a chegada do papa.


A Bolívia é o segundo país a ser visitado pelo papa durante a viagem à América do Sul. Francisco passará por La Paz na quarta (8) e depois seguirá para Santa Cruz de la Sierra, onde ficará até sexta (10). Depois, ele segue para o Paraguai.
_____________________________
Folha de S. Paulo
Imagens: Jorge Bernal/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário