sexta-feira, 10 de julho de 2015

Cruz, foice e martelo: o presente de Morales ao papa



O presidente Morales também colocou em volta do pescoço do papa uma honraria cuja placa reproduzia a mesma imagem do Crucificado sobre a foice e o martelo. O Papa Francisco, que quase imediatamente tirou o colar, respondeu com presentes muito mais consoantes: uma reprodução do ícone "Salus Populi Romani" e cópias em espanhol da encíclica Laudato si' e da exortação apostólica Evangelii gaudium.

"O Papa Francisco – informou depois o porta-voz, padre Federico Lombardi – não manifestou nenhuma reação particular ao presidente do presidente Morales." O jesuíta também relatou que o crucifixo colocado sobre a foice e o martelo está ligado à memória do padre Luis Espinal, seu coirmão espanhol morto em 1980, em La Paz, depois de um sequestro. 

O religioso trucidado durante a famigerada "Operação Condor" tinha desenhado Jesus na cruz sobre uma foice e o martelo para testemunhar que o Evangelho fala, acima de tudo, aos pobres e aos desesperados da terra, como os mineiros bolivianos naqueles anos de violência e de exploração do país por parte dos latifundiários fascistas que, nos anos 1970 e 1980, governavam o país através dos militares (e com o apoio da CIA, que, aliás, como se soube depois, encomendou aos bolivianos o assassinato de Ernesto Che Guevara em 1967).


Ao lado dos mineiros em greve da Bolívia e das suas famílias que ficam sem qualquer apoio, o padre Espinal se posicionou contra as indicações das autoridades. E, por isso, foi morto. O papa, nessa quarta-feira, disse com palavras inequívocas: "O nosso irmão – afirmou Francisco no lugar do assassinato – foi vítima de interesses que não queriam que se lutasse pela liberdade: ele pregava o Evangelho, e esse Evangelho incomodava, e por isso o mataram".

Também na Bolívia, apesar disso, o presente de Morales provocou reações na oposição, cujos representantes definiram como "vergonhoso" o gesto de Evo Morales.

_________________________________
Por: Salvatore Izzo
Fonte: Il Sismografo
Tradução: Moisés Sbardelotto

Disponível em: Instituto Humanitas Unisinos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quando esse papa duvidoso aceitou receber do comunista Evo Morales uma imagem de Jesus crucificado no símbolo maior do ateísmo - a foice e o martelo - eu percebi o quanto a Igreja Católica já tinha sido absorvida pelo inferno.
    Esse documentário de 2008 - A História Soviética - precisa ser amplamente divulgado. Isso é o comunismo. Desnecessário dizer que a esquerda o abomina.

    https://www.youtube.com/watch?v=s3rr2ncqN5o

    ResponderExcluir