segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Índia: cristãos contra a campanha de conversão ao hinduísmo


Chama-se ghar wapsi (“volte pra casa”) a campanha lançada na Índia por extremistas hindus e que até agora resultou na conversão de cerca de 8 mil pessoas que abandonaram a própria fé e abraçaram o hinduísmo. E agora, como relatado pelo The Times of India na primeira página, chega a reação pública dos cristãos no país.

Representantes da Igreja Católica e de outras duas Igrejas protestantes, reunidos numa coletiva de imprensa realizada ontem em Punjab, acusaram o governo de Narendra Modi de "estender um tácito apoio" à iniciativa, promovida pelo movimento radical Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS).

A iniciativa "não faz parte do projeto de governo", comentou Amit Shah, braço direito do presidente Modi. Assim, o partido majoritário, o Bharatiya Janata Party (BJP), negou o patrocínio dessas reconversões. Enquanto isso, os cristãos ameaçam protestos públicos, especialmente após os recentes incidentes de intolerância religiosa. 


Em dezembro foi incendiada uma igreja e, mais recentemente, um incêndio que as autoridades da Igreja afirmam que foi doloso destruiu um presépio no bairro de Rohini, na capital Nova Delhi. Também em dezembro, dezenas de cristãos (que são o 2,3% da população indiana) têm se convertido ao hinduísmo por causa da campanha “volte para casa”.
_______________________________
ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário