segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lei do Karma: as pessoas sofrem por que merecem?


“Eu devo ter atirado pedra na cruz!”. Diante das numerosas mazelas, entraves e urucubacas em geral, talvez você já tenha pronunciado esta frase alguma vez na vida.

A ideia de que o sofrimento é necessariamente um castigo por algo que fizemos é partilhada por muitos. E, quando se tem a impressão de que a desgraça sofrida é bem maior do que o peso das próprias culpas, uns são tentados a pensar que Deus não é justo, enquanto outros imaginam que só os pecados cometidos em outra vida poderiam justificar tal desproporção.


Allan Kardec foi um dos principais divulgadores da ideia de que todas as pessoas carregam um karma – espécie de lei de causa e efeito –, ou seja, uma dívida gerada por atos realizados nesta vida ou em vidas anteriores. Também os hinduístas, budistas e esotéricos professam essa crença. Há um trecho do “Evangelho Segundo o Espiritismo” que resume bem este conceito:

Por que uns sofrem mais do que outros? Por que uns nascem na miséria e outros na riqueza, sem nada terem feito para justificar essa posição? (…) “As contrariedades da vida são de duas espécies (…): umas têm sua causa na vida presente, outras, não nesta vida. (…) Tal é, por exemplo, a perda de seres queridos (…); as calamidades naturais e as enfermidades de nascença (…), as deformidades (…) etc. Aqueles que nascem nessas condições seguramente não fizeram nada nesta vida para merecer uma sorte tão triste (…). “É certo que Deus não pune o bem que se faz e nem o mal que não se faz; se somos punidos, é porque fizemos o mal; se não o fizemos nesta vida, seguramente o fizemos em outra.” (A.  Kardec, O Evang. Segundo o Espiritismo. Cap. 5 – itens 3, 4 e 6).


Parece lógico, não? Porém, esta visão é parcial e enganosa. O sofrimento desta vida pode sim ser a consequência de um pecado cometido, mas NEM SEMPRE. Aceitar a doutrina do karma é crer que todas as pessoas estupradas, assassinadas, humilhadas ou exploradas estão recebendo o que merecem. E o pior: é que acreditar que Deus, invariavelmente, QUER que elas sofram. Insano!

AS CAUSAS DO SOFRIMENTO PODEM SER DIVERSAS

A questão do sofrimento é muito complexa. Na Bíblia, vemos que o sofrimento pode ter diversas causas, e o castigo por um mal feito é apenas uma entre tantas possibilidades. Uma pessoa pode sofrer por que…

1.      …está recebendo as consequências ou o castigo por suas más ações e escolhas NESTA vida (que é a única que ela tem, além da vida eterna!). Neste sentido, um exemplo bastante conhecido na Bíblia é o do Rei Davi; ele dormiu com a mulher de um de seus soldados e depois provocou a morte do homem traído. Obteve o perdão do Senhor, pois se arrependeu sinceramente, mas ainda assim teve que pagar pelos seus erros:

     Eis o que diz o Senhor: vou fazer com que se levantem contra ti males vindos de tua própria casa. (…) O Senhor perdoa o teu pecado; não morrerás. Todavia, como desprezaste o Senhor com essa ação, morrerá o filho que te nasceu. (II Samuel 12,11-14).


2.      …está sendo vítima inocente do pecado de outros homens ou da debilidade física que, mais cedo ou mais tarde, afeta qualquer ser humano (doenças, velhice, morte), seja ele inocente ou pecador.

3. …sua fé e perseverança estão sendo provadas. É o caso de Jó, que “não cometeu pecado algum” (Jó 1,22) e, ainda assim, perdeu todos os filhos, os bens e a saúde. Equivocados, seus amigos achavam que isso só poderia ser fruto dos seus pecados e dos pecados de seus filhos. Jó reafirmava a sua inocência e perguntava a Deus a razão do seu infortúnio: “…direi a Deus: Mostra-me por que razão me tratas assim” (Jó 10,2).
      
A resposta à pergunta de Jó está nas cartas de São Paulo:

…nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. (Rom 5,3-4)

3.      …sofre perseguições por causa do Evangelho. Afinal, o mundo persegue aqueles que são de Cristo:

Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. (Jó 15,20)

4.      …Deus a convida a se sacrificar pelo bem do próximo. O sofrimento suportado com paciência e ofertado com amor produz uma espécie de “tesouro espiritual”, que gera frutos de esperança e alegria para a Igreja e para todas as pessoas. Este é e exemplo de Jesus e de seus santos:

Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja. (Col 1,22)

5.      …por meio da sua tribulação, o Senhor deseja relevar a Sua glória ao mundo. É o caso do cego de nascença, curado por Jesus:

Caminhando, viu Jesus um cego de nascença. Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus. (Jo 9,1-3)

Deus fez os homens para a felicidade, mas o pecado original (que nossa geração não cometeu, mas herdou) abriu as portas para o mal e para o sofrimento em geral. Porém, a causa de um sofrimento específico é sempre um mistério. Assim, é anticristão afirmar que todo sofrimento de uma pessoa é, invariavelmente, a purgação de algum mal feito por ela. Só Deus o sabe.

Ah, é bom lembrar que na doutrina católica rejeita a crença na reencarnação. Para saber mais, consulte o nosso estudo bíblico sobre os erros e heresias do espiritismo (clique aqui para baixar).

*****
Saiba também porque algumas pessoas nascem com deficiência física (clique aqui).
______________________________________
Título original: Se correr o karma pega. Se ficar o karma come.
Subtítulo: As pessoas sofrem por que merecem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário